domingo, 18 de março de 2012

ITAPIRAPUÃ REALIZA CONFERÊNCIA EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Centro Comunitário do Bairro Popular recebe a 1ª CMDDCA
Foi realizada na cidade de Itapirapuã uma conferência envolvendo diversos segmentos sociais e governamentais com o objetivo de avaliar a situação atual, com discussão de estratégias e planos para a implantação e fortalecimento de políticas públicas em defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realizou o evento junto com o Ministério Público e com parcerias envolvendo a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, igrejas, escolas municipais e estaduais, creches, Apae, Conselho Tutelar, Centro Espírita, entre outras, provocando o debate com a discussão que culminou, no final dos trabalhos, com relatório e pauta a ser apresentada na Conferência Estadual do Direito da Criança e Adolescente, que será realizada nos dias 8 e 9 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia.
Érico Neto e Sheila Maristela - presidente
do CMDCA
O vice-presidente do Conselho Estadual, Érico Neto (foto) defende que “a partir do município, é possível interferir na discussão de políticas públicas em defesa do direito da criança e adolescente no Congresso Nacional, sendo, portanto, de suma importância a realização dessas reuniões”. O Plano Decenal que será implantado conterá ações propostas na origem, onde tudo de fato acontece e deverá sair mais fortalecido por conta disso, dessas articulações e mobilizações promovidas pelos conselhos junto à sociedade organizada.
A final do encontro, após as rodadas de debate, onde cerca de 130 participantes estiveram envolvidos, foi apresentado relatório contendo sugestões de ações a serem desenvolvidas como monitoramento das famílias com direitos violados, criação de abrigos de apoio para crianças e adolescentes em situação de risco, e, implantação de programas que possibilitem o desenvolvimento de atividades saudáveis, sócio-educativas, para o período extraescolar. Também foi sugerida, a implantação de programa como a guarda mirim, ampliação do Programa Jovem-cidadão da Fundação Pró-cerrado, inclusive para atendimento a partir de 14 anos. A religiosidade também foi apresentada como uma opção de inclusão e defesa das crianças e jovens.

Grupos de trabalho na 1ª Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente
Seis delegados foram eleitos para irem à Conferência Estadual representando o município de Itapirapuã. A presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente destacou a importância da primeira conferência realizada, esclarecendo que desde dezembro do ano passado o Conselho Municipal vem se desdobrando em esforços para a sua realização. Sheila Maristela agradeceu a todos os participantes e colaboradores “feliz por ver a missão cumprida, Itapirapuã realizou uma discussão de altíssimo nível em defesa das suas crianças e adolescentes, que venha rápido os frutos desse trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário