quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Árvores são derrubadas na avenida São João em Itapirapuã

A grande motivação da devastação ambiental deve-se à incapacidade do homem em conciliar o desenvolvimento e o progresso com a preservação do meio-ambiente. Para o plantio das grandes lavouras e pastagens matas inteiras foram e são ainda dizimadas com o devido propósito de "alimentar a humanidade". O novo Código Florestal Brasileiro, aprovado recentemente pelo Senado foi alvo de discussões acaloradas e noticiadas na mídia nacional, mostrando a relevância e atualidade do assunto. Mas, esta questão ambiental tão falada está assim tão distante de nós, da realidade itapirapuense?
Que nada, há menos de quinze dias a Pastoral da Juventude de Itapirapuã lançou oficialmente na cidade a Campanha "Preserve a Vida, Preserve o Meio Ambiente", um grande sucesso onde concursos de frases e desenhos, desfile e apresentação teatral foram realizados, com palestras diversas e participação da prefeitura, Ministério Público e tudo mais. Esta campanha nem terminou, é previsto a sua realização até dezembro de 2012. Um grande exemplo apresentado pela juventude da Paróquia de São Domingos e aplaudida pela sociedade itapirapuense.


ASSUNTO VIVO NA MEMÓRIA, ÁRVORES MORTAS
A preservação ambiental ainda é assunto vivo na memória de todos  graças à campanha, quando vimos árvores sendo derrubadas ao longo de toda a avenida São João no centro da cidade de Itapirapuã. A campanha foi promovida pela Igreja, mataram ironicamente as árvores da rua que leva o nome do Santo. Ironicamente quando o tema ambiental ecoa ainda pela cidade, ou porque não se verifica nenhum compromisso dos gestores locais com o meio-ambiente? O tal do "desenvolvimento sustentável", ou ação "ecologicamente correta", não são conhecidos íntimos do pessoal que administra por aqui. Não há preocupação com a qualidade de vida ou preservação ambiental.
VINTE E TRÊS MANGUBAS FORAM DERRUBADAS
A desculpa para a derrubada de cerca de vinte e três árvores da manguba é a de que será instalada uma nova e moderna iluminação ao longo da avenida. Para construir justifica-se destruir, é assim que as coisas andam aqui também, mesmo com a indignação de todos que viram o cenário provocado pelas árvores caídas e mortas. Não conseguem conciliar a vida com o desenvolvimento, se é que colocar iluminação nova numa avenida já iluminada pode assim ser chamado. É muita falta de bom senso e de zelo com a coisa pública, já que o verde morreu e dinheiro público pode estar sendo desperdiçado,ou investido inadequadamente.


AVENIDA PELADA, DESOLAÇÃO TOTAL
O resultado está lá, para quem quiser ver: a avenida pelada, sem sombra para uma boa conversa entre amigos, como era costumeiro notar, e uma paisagem feia, triste, de total desolação. Uma marca bem negativa para esta gestão que terá de se esforçar bastante para recuperar o dano causado ao patrimônio ambiental da nossa querida Itapirapuã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário