sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeito de Itapirapuã deixa PMDB e adere à base aliada de Marconi Perillo.

O PMDB de Itapirapuã, que ficou 8 anos fora do poder no município, mas agora, após 2 anos e 9 meses na prefeitura, perde o seu quadro maior, o prefeito Erivaldo Alexandre da Silva, antes opositor ao Governo Estadual, que adere e filia-se a partido da base marconista. O prefeito agora é filiado ao recém criado PSD, que em Goiás integra a base aliada do Governador Marconi Perillo.

Numa análise rápida e pronta, o que se percebe é nada mais nada menos, que uma atitude oportunista do prefeito em busca de refúgio e submissão à sombra poderosa emergida das urnas, simbolizada no ainda “moço da camisa azul”. Uma troca de camisa quando deixa o vermelho e preto do PMDB, partido que deu ao agora adesista, uma eleição de vereador, vice-prefeito e prefeito, e veste o azul Perillo, simbologia política que sempre combateu. Tomba em Itapirapuã mais uma resistência, ajoelha-se a perseverança opositora atuante até a recente eleição de 2010, num reconhecimento assumido ante a liderança incontestável do tucano goiano de maior plumagem e lenda viva da história política de Goiás.
Claro que trata-se também da junção de alguns interesses visando o pleito que se aproxima, as eleições de 2012. O grande orquestrador da adesão, conforme se observa, pode ser o Deputado Estadual, também agora do PSD, Doutor Joaquim, ex-prefeito de Jussara.  


A rendição aos encantos palacianos da casa verde-esmeralda vem justificada na promessa de obras e recursos a serem carreados a Itapirapuã. Nada mais justo colocar os interesses maiores da coletividade acima até mesmo do orgulho e vaidade pessoal. Esse reconhecimento e apoio ao governador Marconi Perillo vem tarde, mas ainda a tempo. Tivessem, o prefeito Erivaldo e seus aliados a grandeza deste gesto ainda nas eleições de 2010 teriam evitado baixarias e vexames, quando nos palanques em que estavam proferiram xingatórios nominando na época, o Governador Marconi de “governador moleque calça-curta”, numa injusta e desrespeitosa pretensão de denegrir a imagem do líder maior de todos os goianos e na época, Senador da República. Recordar é preciso, a memória não pode ser curta e o preço da injustiça precisa ser pago, pelo menos desculpas poderiam cair bem. Mas cada um consegue conviver como pode com os tormentos de consciência quando estes existem. Que bom que agora respeitam Marconi Perillo, pelo menos a adesão referenda isto. É bom para Itapirapuã que haja este respeito. Marconi Perillo deve se sentir feliz nesta conquista e os conquistados que se sintam honrados já que tomaram juízo e agora integram a base de um grande líder e governador, coisa que sabemos e reconhecemos já faz mais de 20 anos.



Mas o PMDB foi traído, pelo menos do ponto de vista de quem analisa a situação observando a história e tradição do partido em Itapirapuã. É a primeira vez, na história do município, que o partido perde a sua estrela maior, em pleno exercício do poder. Poder conquistado debaixo da garra e luta de “modebas” históricos e fiéis. Desmantela a última marca da tradição partidária em Itapirapuã e cai por terra o orgulho de lealdade peemedebista. Mas, tudo bem, este é um assunto para ser chorado e debatido no seio do PMDB, e as conseqüências, quem tem de administrar é o adesista assumido e mais novo em solo itapirapuense, o prefeito da cidade.




Itapirapuã agora tem um prefeito que não é mais do PMDB, partido de oposição ao governador Marconi Perillo. O prefeito é do PSD e defende o governador, faz parte de sua base aliada. Essa nova postura facilitará a atuação do governo na execução de obras na cidade, já que não tem mais oposição. Que venham as obras e os benefícios que Itapirapuã precisa. E que o alcaide faça bom uso do óleo de peroba, que existe para estas ocasiões mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário