sábado, 27 de agosto de 2011

Agendamento de consultas em Itapirapuã: descaso com saúde da população!

Nas grandes cidades, como Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, onde a distância entre a residência das pessoas e as unidades de saúde, é grande, e principalmente pela sobrecarga imensa nos hospitais, ocasionando constantes filas para atendimento, entre outros transtornos aos pacientes, é que se idealizaram e colocaram em prática o sistema de agendamento de consultas, através do serviço de telefonia gratuita, o 0800. O sistema tem mostrado eficiência quando observado pelo ângulo da garantia da consulta ou atendimento, ou seja, quando se agenda, realmente fica garantido o serviço naquela data e horário estipulado. São raros os casos em que se verificam furos no agendamento. O que ocorre, e esta é a maior gravidade, é que como o sistema de saúde não consegue atender a demanda da procura, os agendamentos estão sendo feitos cada vez mais para uma data mais distante do dia da procura. Então, ou o doente morre, pela falta do atendimento que foi agendado para uma data distante da sua necessidade, ou padece de sofrimento maior neste período de espera, ou a doença se agrava pela demora do combate à enfermidade, ou se alcança a cura por outros meios, como automedicação, remédios caseiros, fé e milagre mesmo.



Esse tão falado e propagandeado agendamento de consultas, mostrado pelo poder público como a panacéia do sistema de saúde, no sentido de tirar o paciente da frente dos postos de saúde e hospitais públicos, que pretende evitar o sofrimento das pessoas que antes tinham de, sair nas madrugadas frias para garantir a senha para atendimento, nada mais é que a confissão oficial, clara e publicada, mais uma vez, da ineficiência e incapacidade dos agentes gestores da saúde e também do atual sistema.


Observe que, em qualquer momento de qualquer atividade humana, quando se deixa ou marca algo para resolver outro dia é porque naquele momento não há possibilidade, por um motivo qualquer, de enfrentamento daquela causa. O agendamento de consultas faz o que, se não é marcar para outro dia o atendimento a uma necessidade de tratamento de uma mal de saúde que a pessoa sofre naquele momento. Ou alguém insinuaria que, o cidadão doente teria como agendar também para o outro dia também os sintomas da dor e o sofrimento daquela hora que busca o médico para ajudar na sua dor.


Quantos já morreram à espera da data agendada para o seu atendimento? Alguém vai conseguir marcar agendamento com a morte também, para que, por gentileza ela aguardasse pelo menos o paciente ser atendido, como uma chance bondosa que se daria, devido ao fracasso confessado no sistema de atendimento saúde pública?


Outro lado interessante e eficiente, pretendido, é que com esse sistema de agendamento se acabe com as filas nas portas das unidades de saúde pública, antes uma propaganda ruim para os gestores. Com este inteligente sistema, a única coisa que se alivia é isto, claro, afinal a fila agora é virtual, ninguém pode ver, e não causa desgaste à imagem do poder público.


O sistema de agendamento não presta, não serve. O que precisa, é que, quando o cidadão necessitar de atendimento médico, quando estiver no sofrimento, quando sentir dor, tenha onde se socorrer e ser atendido, naquele momento. Eficiência seria isso. O resto é balela, enganação com propaganda oficial e tudo mais! O doente é "empurrado com a barriga", às vezes, para a morte mesmo.


Numa cidade pequena como Itapirapuã, com uma população em torno de 8mil habitantes, aí sim é que este nefasto sistema se torna inadmissível. Quem poderia esperar que isto chegasse por aqui? Chegou!


O que se espera, é que seja oferecido, com eficiência e de prontidão, o serviço de saúde prometido e capaz de servir a toda a da população que procura o hospital e postos de saúde diariamente. Quantos médicos atuam no serviço em Itapirapuã? Quantas pessoas necessitam do serviço diariamente? Façam as contas, levante os dados e equacionem o problema. A demanda é pequena, não pode ser protelada, agendada para outra ocasião. A população reclama e não aceita esse sistema de agendamento em Itapirapuã. É o auto-atestado de incompetência, confissão oficial de incapacidade, já foi dito, e má vontade também desse pessoal que é responsável pela administração municipal.


E ainda fazem propaganda do sistema de agendamento de consultas no sistema de saúde em Itapirapuã. Sabe prá que? É que a parcela da população que necessita do serviço é menor, essa que sofre na fila virtual de espera por mais de 15 dias. A parcela maior, que raramente procura o sistema, é iludida pela propaganda com a imagem de que está tudo bem na área da saúde no município. Uma eficiente, isto sim, estratégia de marketing político na intenção de maquiar esta grave situação.


Façam eficiência no serviço de saúde pública em Itapirapuã. Que qualquer cidadão itapirapuense seja atendido a contento no hospital municipal e postos de saúde, na hora em que precisar, 24 horas por dia, como foi prometido (se lembram?), e então façam a propaganda bonita que querem fazer.


Ta na hora de parar com tamanha irresponsabilidade e cuidar com zelo e capacidade, daqueles que sofrem e necessitam do amparo da saúde pública. Não se brinca com algo tão sério. É de vida que estamos falando, de cuidado com a vida. É uma briga que, quando se perde, não se tem mais remédio. Não existe cura para a morte!

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