quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tradição marca abertura do FICA

 Angélica queiroz
“Valeu muito a pena ter apostado nessa ideia ousada. Nossa maior alegria é ver que o Fica hoje está consolidado”, destacou o governador Marconi Perillo, na abertura do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na noite de ontem, na cidade de Goiás. O Cine Teatro São Joaquim estava lotado para a abertura oficial. O presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), Gilvane Felipe, fez questão de valorizar os moradores da cidade pela contribuição na realização do evento, um dos maiores do mundo na categoria.
Gilvane tem a expectativa de que o público deste ano supere o da edição passada, que foi de 100 mil pessoas. “O Fica seduz quem passa por aqui. Seja pelas cachoeiras, música, cinema, gastronomia. Nem que seja pelo forró no Morro do Macaco Molhado”, ressalta, bem-humorado. Estiveram presentes na abertura, além de Marconi e Gilvane, o prefeito da cidade de Goiás, Marcio Caiado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, Leonardo Vilela, entre outros.
O presidente da Agepel ressaltou que o festival só é completo pela junção de cinema, temática ambiental e música. Leonardo Vilela falou sobre a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho – que ocorre na tarde de hoje – para discutir a preservação da cidade de Goiás e atenuar os danos ambientais causados pelas enchentes do rio. Em seguida, os idealizadores pioneiros do festival, como Marconi Perillo, receberam homenagem pela 13ª edição do festival.
O governador falou da trajetória do evento, idealizado em 1999, e destacou os resultados alcançados. Um show do cantor regional Almir Pessoa e apresentação da Orquestra de Violeiros de Goiás, formada por 26 músicos, fecharam a programação da noite. A mostra competitiva de filmes começa hoje, às 14 horas. A programação do Fica abre espaço também, a partir de hoje, para fóruns, encontros e seminários.

Entre os participantes estão nomes como os cineastas Cacá Diegues e Arnaldo Jabor, a ex-senadora Marina Silva e o ex-deputado Fernando Gabeira, que discutirão sobre meio ambiente, cinema e gestão cultural. Essa edição do festival trará também 20 atrações musicais: 17 artistas goianos, duas atrações nacionais (Maria Rita e Rita Lee) e, pela primeira vez, uma atração internacional (o francês Manu Chao). A proposta é reunir vários ritmos musicais.
O lema dessa edição é “Preservar também é arte”, e o artista homenageado é o escultor José Joaquim Veiga Valle. O presidente do júri de premiação é Cacá Diegues e o cineasta brasileiro homenageado, Arnaldo Jabor. As atividades do festival seguem até o próximo domingo.
Fone: jornal O Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário