quarta-feira, 8 de junho de 2011

Assembleia entrega o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco, à Subida Ecológica de Britânia a Itapirapuã, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 6.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira, 6, no Plenário Getulino Artiaga, a sessão especial para entrega do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco. A iniciativa partiu do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa, deputado Wagner Siqueira (PMDB), em parceria com os deputados Mauro Rubem (PT), Cláudio Meirelles (PR), Sônia Chaves (PSDB), Talles Barreto (PTB) e Major Araújo (PRB).



Chegada da 15ª Subida Ecológica,
em abril 2011.
Entre outras autoridades, prestigiaram a sessão o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT); o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Honor Cruvinel; o vereador de Goiânia Anselmo Pereira (PSDB); a assessora especial da Governadoria, Cilene Guimarães (PR); o promotor Paulo Rangel Vieira; o reitor da PUC-GO, Volmir Amado; e o ex-deputado Ibsen de Castro.


Wagner Siqueira iniciou seu discurso apresentando algumas definições estabelecidas para o termo Meio Ambiente, ressaltando que, atualmente, existem poucas áreas ao redor do mundo que permanecem intocadas ou não modificadas pelo homem.


“Em Goiás, temos o nosso cerrado que é a segunda maior formação vegetal brasileira, sendo que o Brasil é um dos países com maior diversidade ecológica do planeta. Temos de pensar que uma lei genérica para todos as formações vegetais do país é ineficaz e pouco abrangente”, propôs o deputado.


Wagner Siqueira reforçou ainda que, em razão de mudanças climáticas, foi decepcionante a tentativa de corte e diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento, nos últimos encontros mundiais. Ele apontou que os países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, apresentaram boas propostas para evitar mais mudanças climáticas, que foram rejeitadas pelos países ricos.


Nilson Almir junto a Dr. José Maria Sobreiro
(Dr. José Maria recebeu homenagem
em nome do evento)
“Existe um baixo sentimento ecológico nesses países mais ricos, que usam os países mais pobres para manterem seu padrão de vida e de consumo. É preciso ficar alerta com esses países, e difundir a idéia de que a preservação ecológica deve ser Global”, defendeu.


O parlamentar concluiu seu pronunciamento lembrando que a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos entrega novamente o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco para quem se destaca na luta pela preservação e defesa do meio ambiente em Goiás.


Personalidades premiadas na sessão especial


O Prêmio Altamiro de Moura Pacheco se divide em três categorias. O Troféu Aroeira é destinado a entidades e pessoas que se destacaram na preservação do meio ambiente em Goiás. A Comenda dos Ipês é concedida aos que se destacaram na divulgação da causa ambiental. E a Comenda Araguaia é entregue a entidades ou pessoas que se destacaram na preservação do meio ambiente em nível nacional. Abaixo a lista dos agraciados em 2011:


Troféu Araguaia

José Maria Silva Sobreiro (Subida Ecológica de Britânia a Itapirapuã - Indicação: Cláudio Meirelles)
Cleonice Martins Cardoso (Indicação: Sônia Chaves)
Roberto Gonçalves Freire (Indicação: Talles Barreto


Comenda dos Ipês

Corpo de Bombeiros (Indicação: Major Araújo)
ONG Mais Ação (Indicação: Cláudio Meirelles)
ONG Projeto Solo é Vida (Indicação: Sônia Chaves


Comenda Araguaia

Paulo Bertran (in memorian) (Indicação: Mauro Rubem)
José Hidasi (Indicação: Sônia Chaves)
Luciano Henrique de Castro (Indicação: Wagner Siqueira)
Fonte: Portal Assembléia

Nenhum comentário:

Postar um comentário