sábado, 7 de maio de 2011

O quê está sendo feito pela educação universitária em Itapirapuã?

Tem sido observado em Itapirapuã um verdadeiro abandono aos jovens que pretendem ingressar no ensino universitário. O primeiro grande obstáculo é a inexistência de uma faculdade e muito menos planos ou projetos que vislumbre um dia a implantação de uma unidade universitária na cidade. O outro obstáculo, mais grave é a necessidade de ter de buscar o acesso universitário em cidades vizinhas, na capital e outros centros urbanos onde se localizam as faculdades. E por aí vai, uma barreira vinda após a outra e que dificulta a vida daqueles que pretendem e necessitam dar continuidade aos estudos, tanto para capacitação como para formação profissional.

A nível federal existe incentivos que alcançam jovens universitários da cidade, como o Pro - uni e até mesmo o Fies que dá oportunidade de pagamento para os cursos pretendidos, caríssimos por sinal. Já o governo estadual, oferece o Programa Bolsa Universitária, que arca com parte do valor das mensalidades, e oferece excelentes curso, gratuitamente, na Universidade Estadual de Goiás, a UEG, próximo à Itapirapuã, tanto em Jussara como Cidade de Goiás.

Mas, e a esfera governamental, que está mais próxima da realidade, do dia-a-dia, da juventude universitária itapirapuense, a Prefeitura Municipal? O que tem feito?

A prefeitura também ajuda, oferece transporte a alunos que fazem cursos em Jussara, na UEG ou FAG, e na Cidade de Goiás. Cerca de quase 100 universitários, da sede do município e outros 20 do Distrito de Jacilândia, recebem ajuda no transporte universitário, com desembolso de R$ 50,00 a 100,00 mensais prá cada um. Esse transporte varia de 28 km de Itapirapuã a Jussara, 30 km de Jacilândia a Jussara e 59 km de Itapirapuã à Cidade de Goiás. É preciso mencionar que tanto alunos de Jacilândia, quanto de Itapirapuã, reclamam constantemente da qualidade do transporte e do valor pago que onera mais ainda os custos com os estudos. Vários alunos deixam de estudar desistindo dos cursos, mesmo já matriculados, outros nem chegam a se matricularem, por conta da dificuldade de arcar com os custo do transporte que se somam ao valor total das despesas.

Mas foi prometido transporte gratuito a todos os universitários. Porque esse transporte não é oferecido gratuitamente, se investir em educação faz parte do desenvolvimento do cidadão e da cidade? O município precisa investir mais forte nos seus jovens, que é a garantia de profissionais qualificados para servir a própria população num futuro próximo e contribuir com o seu desenvolvimento.
É vergonhoso esse minguado apoio que o universitário de Itapirapuã recebe da Prefeitura Municipal. Ainda mais quando junto a essa vergonha, face ao tamanho dessa ajuda, vem muitas vezes, a notícia de desvios desse valor pago, suado e que sai do bolso dos alunos, indo direto para o bolso de alguns coordenadores, conforme denúncia de vereadores, ocorrida há pouco tempo e que teve até o envolvimento do Ministério Público para ajudar a salvaguardar a lisura na aplicação dos recursos.

É revoltante receber informações sobre a situação dos universitários do Distrito de Jacilândia, que além do pagamento, se sujeitam à precária qualidade do transporte, num veiculo lotado e com péssimas condições de segurança.

Tome uma atitude coerente, senhores gestores municipais, tratem os universitários de Itapirapuã como filhos de Itapirapuã, itapirapuenses que merecem toda a dedicação, atenção e carinho e que serão o futuro melhor que esperamos para essa nossa querida e abençoada terra onde vivemos.

Hoje, infelizmente, quem está arcando com os custos do transporte são os próprios alunos. Por isso, é hora de exigir transporte universitário, gratuito e de qualidade, como prometido para os nossos jovens!

3 comentários:

  1. Sr.Nilson tenho acompanhado algumas noticias do seu blog a muito tempo,acho algumas até proveitosas, porem eu, assim como qualquer pessoa que vê essas noticias, notamos algumas coisas importantes que acontecem no nosso municipio nao é noticiados, porque nao e citado no seu blog, os multirões que a prefeitura esta realizando, ou porque não esta postado tambem a quantidade de asfalto que esta sendo feita em jacilÃNDIA, cidade que a muito tempo não conhecia aguá e nem mesmo asfalto, outra, por que nao postou que foi realizado um dos melhores carnavais da região ? entrei tambem no seu blog pra ver si tinha algo sobre o serviço que a asistencia social tem feito no nosso municipio, porem fico muito triste por ver que as redes sociais tem crescido cada dia mais, e cada vez, vem sendo usada de maneira inrregular ou pretensiosa, tipo alguem por tras da notícia querendo tirar proveito ou si promover, então se vamus levar a noticia porque não deixar noticias de todos os acontecimentos do municipio ? e não somente divulgar o que me promove e censurar o que me prejudica, realmente e lamentavél, ver a maneira atrasada de se fazer politíca. ou nao né ? fazer oposição e criticar e muito facil.

    obrigado.
    por Zubu Max

    ResponderExcluir
  2. O transporte de alunos universitários de Itapirapuã às faculdades de cidades vizinhas já foi alvo de denúncias de vereadores, por irreglaridades, junto ao MP e sofre contantes reclamações, a exemplo deste comentário de Wellington, 6 de maio de 2011, 22:02 ao artigo” Transporte Escolar e abandonado, depenado e sucateado em Itapirapuã. Os motores sumiram!!!”, publicado em 4 de fevereiro de 2011.
    “vc não viu nada essa situação é pouco em vista das condições em que os universitarios do Distrito de jacilândia, município de itapirapuã vão para a faculdade, 20 alunos amontoados em uma vam com a situação precária, pneus carecas bancos quebrados ainda assim os alunos tem que pagar uma mensalidade de 50 reais a prefeitura que muitas vezes desvia esse dinheiro para a merenda escolar do Peti.”

    ResponderExcluir
  3. Algumas considerações a respeito do comentário de Zubu Max:
    1º-Porquê teríamos de divulgar os ditos mutirões se, nem no site oficial da prefeitura, até esta data, não divulgou?
    2º-Um fato precisa ganhar relevância para divulgação, o que não é o caso do serviço de manutenção de limpeza feito pela prefeitura, ditos mutirões.
    3º-Mutirão é a reunião de pessoas, sem nenhuma remuneração, para realizar determinado serviço em auxílio de um vizinho ou amigo.Os ditos mutirões da prefeitura não tem contado com a participação da população, é feito pelos próprios funcionários. Trata-se de uma tentativa de marketing.
    4º-Os Distrito de Jacilândia sempe teve água, encanada de um poço artesiano mantido pela prefeitura. O que ocorria é que, em determinado período de seca, parte da cidade ficava sem água, algumas horas do dia. Agora outro poço foi perfurado.
    5º-Que assistência social? A que faz festas e distribui feijão e toalhinhas recebidas em doação da conab e receita federal? Gostaria de saber mais informações, claro.
    6º-Será que o autor do comentário já foi a Jacilândia? O pessoal de lá conhece água e asfalto sim. Mais da metade da cidade é pavimentada, com asfalto ou blocos de cimento. Agora estão sendo pavimentadas cerca de 4 ruas com recursos do Governo Estadual. Mas é preciso fazer muito mais, inclusive as casas prometidas lá, e melhorar o transporte universitário para não ter mais reclamações.
    7º-Quanto ao carnaval,não posso fazer esse marketing, já que não vímos o carnaval em toda a região. Temos de respeitar nossos vizinhos e não menosprezá-los. Como dizer que tivemos o maior e melhor da região? Cadê a nossa responsabilidade?
    8º-Precisamos relevância dos fatos.
    9º-Acusar "O ITAPIRAPUENSE" de divulgar só notícias de nosso interesse, com críticas, quando o site oficial do município só divulga as ditas maravilhas, é fácil. Mas cadê, da parte vcs, a divulgação dos repasses recebidos, que em 2010 superaram 11 milhões? A transparência na aplicação dos recursos, que é obrigação? Isso deveria estar sendo divulgado, mostrado para a população.
    10º-Na verdade não é fácil fazer oposição e criticar. Vc está enganado meu amigo. É muito difícil porque quando a gente critica, primeiro vê o sofrimento das pessoas, ouve as reclamações. Isso dói e é muito difícil. É preciso ter coragem, responsabilidade e estar bem informado. Quando a gente faz uma crítica sabe que está sujeito à incompreensão, retaliações, perseguições, etc. Isso não é fácil. Quando fazemos críticas é porque temos um papel a desempenhar perante a sociedade.
    11º-Estamos à disposição, quando houver relevância, mande o texto da notícia para o e-mail nilsonalmir@hotmail.com que divulgaremos com muito prazer.

    ResponderExcluir