quarta-feira, 13 de abril de 2011

É Criada a Rede de Apoio à Segurança Pública-RAS em Itapirapuã-GO.

O comando da 19ª CIPM reuniu segimentos da sociedade organizada de Itapirapuã com a finalidade de criar a Rede de Apoio à Segurança Publica - RAS no município. A reunião, que contou com expressivo número de pessoas e autoridades, foi realizada na noite do dia 12 de abril, no auditório do Fórum. Dentre os palestrantes, o Comandante regional da Polícia Militar, Major Fausto, explicou a importância da RAS para a cidade tendo em vista a necessidade de maior interação entre a sociadade e a corporação numa constante atividade de cooperação mútua. Segundo o comandante, a Polícia Militar está com isso "buscando parcerias para a segurança pública do cidadão" e que "é preciso que os segmentos formadores de opinião perante a sociedade, participem e que entendam melhor a cultura de segurança e mudar paradigmas de forma a haver maior contribuição da sociedade. A sociedade não pode facilitar a ação dos bandidos e a polícia precisa agir de forma antecipada sempre que possível e evitar os males praticados pelo agressor. A RAS irá possibilitar que a população participe avisando a polícia, sempre que observar algo suspeito em seu meio e, com isso, ajudar na prevenção de um crime ou mal maior."

Outro palestrante, sub-comandante da 19ª CIPM, Capitão Heber, mostrou formas e dicas de como prevenir ações de agressores e solicitou que a mensagem fosse retransmitida por cada um alí presente em seus círculos diários de convivência de forma a disseminar a idéia e as ações.

O Tenente Israel, em sua fala e dando continuidade à reunião, destacou pontos do POP, Procedimento Operacional Padrão da Policia Militar do Estado de Goias, esclarecendo e explicando formas de abordagens diversas pelos militares quando em atividades frente a uma situação suspeita. Foi mostrado que a forma de atuação da polícia militar tem um rigoroso padrão a ser obedecido e não é permitido excessos. O Tenente Israel destacou que "a polícia é o povo", que "antes de ser policial, o homem da polícia faz parte da sociedade".

O Comandante do Destacamento local, 3º Sargento Do Carmo, distribuiu fichas para inscrição de voluntários na RAS e se colocou a disposição para mais esclarecimentos no destacamento.
Participaram da reunião, além dos militares, os membros do Conselho Municipal de Segurança-CONSEG de Itapirapuã, membros do Conselho Tutelar, comerciantes, lideranças comunitárias e políticas, vereadores, representantes de escolas, da administração municipal, e, produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário