domingo, 20 de março de 2011

Em Itapirapuã, PSDB não realiza convenção para eleger diretório

Enquanto em todos os demais municípios do Estado de Goiás, por força do calendário estabelecido pelo Diretório Estadual, as convenções do PSDB se realizam, pela primeira vez, desde a sua fundação em 1995, o Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB, não realiza a convenção municipal para renovação do diretório municipal do partido em Itapirapuã. A data foi estabelecida para o dia 20 de Março para eleição dos diretórios municipais e dia 17 de abril para a eleição Diretório Estadual.


Leonardo Vilela ignorou companheiros históricos
 Esse fato histórico lamentável ocorreu pela ação equivocada do atual presidente do PSDB estadual, Deputado Leonardo Vilela, que, por questões pessoais, ignorou as lideranças do partido no município, e sem ouvi-las, nomeou uma comissão provisória que seria responsável pela realização da convenção, presidida por um recém filiado, vindo de outro partido, o PP e sem identidade partidária com a agremiação tucana. Esse ato gerou desarmonia e descontentamento na sigla, causando um racha no partido onde um grupo liderado pelo vereador Mauro Cardoso e outro pelo presidente provisório, Amauri Taveira, se digladiaram em uma disputa, cada um apresentando uma chapa. Devido a essa disputa, o presidente provisório, prevendo uma derrota eminente, segundo palavras dele mesmo, resolveu por bem cancelar o edital de convocação da convenção e suspender a sua realização, prevista para o dia 20 de março.


O ex-presidente do partido, ex-vereador e que foi candidato a vice-prefeito na eleição passada, junto ao candidato a prefeito Dustran (já falecido), Nilson Almir, lamenta o fato de, apesar da extensa folha de serviços prestada ao partido, inclusive como vereador que foi, pelo PSDB, e também ter trabalhado em todas as eleições do Governador Marconi Perillo, ter sido ignorado, junto com seu grupo político e amigos, pelo presidente Leonardo Vilela na composição da comissão provisória.


Zacarias (ex-prefeito), Hélio (Ass. Lúcia Vânia), Nilson Almir
O ex-vereador Nilson Almir, fundador do PSDB em 1995, no município de Itapirapuã, relembra importantes conquistas da sigla, sendo que a mais importante e mais difícil, é a criação de identidade de suas lideranças junto à comunidade. Ao longo de sua existência, o PSDB tem se firmado como uma das três forças políticas do município e isto se deve, ao trabalho persistente de suas lideranças, sempre com Nilson Almir no leme guiando os rumos a serem seguidos. Desde a sua fundação, o PSDB em Itapirapuã, participou de todas as eleições, com chapas majoritárias e proporcionais, sempre elegeu vereadores. Trabalhou em todas as eleições estaduais, inclusive em 2006, juntamente com o prefeito municipal na época, fez de Leonardo Vilela, atual presidente do partido, Deputado Federal mais votado no município, fato que originou o atual problema em Itapirapuã, já que o mesmo não correspondeu, não trabalhou pelo município deixando a desejar e perdendo o apoio na última eleição, caindo dos quase 1800 votos recebidos em 2006, para 310 em 2010. Em retaliação clara, e em gesto amargo, tirou o comando do partido do antigo e histórico grupo, causando indignação e revolta pelas lideranças políticas da base do Governador Marconi Perillo e, principalmente da população, que é testemunha da luta do grupo político de Nilson Almir.


Nilson Almir, vítima de perseguição do Presidente do PSDB
Nilson Almir e seus companheiros, já se reuniram com o alto comando político do Governador Marconi Perillo, inclusive a convite deste, para discutirem a questão. Segundo Nilson Almir, é aguardado o restabelecimento coerente da situação anterior, com a devolução do comando do partido ao seu grupo. Não ocorrendo o esperado, não restará alternativa que não seja deixarem a sigla, e se filiarem em um dos vários partidos que já fizeram convite e fazem questão de ter em seus quadros os companheiros alijados do PSDB. Nilson Almir deixou claro nesta reunião que não se cogita deixar a base do Governador Marconi Perillo e que, uma provável saída do PSDB, seria apenas para deixarem vivo um possível projeto eleitoral para as eleições municipais em 2012, o que seria impossível com atual comando do PSDB em Itapirapuã, que não inspira confiança. O PSDB de Itapirapuã tem na sua comissão executiva provisória, o vereador Mauro Cardoso que não caminha com o partido desde a eleição municipal de 2008, quando fez campanha junto ao candidato adversário e o apóia em sua administração e, também na eleição de 2010 fez campanha para o candidato do PMDB, contra o candidato a Governador de seu partido, o PSDB, inclusive proferindo ofensas públicas, em palanque, ao candidato Marconi Perillo. O presidente provisório, Amauri Taveira, era do PP e só se filiou ao PSDB para ser presidente, teve problema judicial na última eleição quando se candidatou a vereador e perdeu com a candidatura impugnada já que as contas de sua gestão, como secretário municipal de educação, foram rejeitadas pelo TCM. O partido é hoje dirigido por pessoas oportunistas e sem legitimidade para tanto, tendo sido nomeadas por Leonardo Vilela, por vingança deste ao grupo anterior e usando do partido para si próprio, retribuindo a este grupo pelos cerca de 206 votos conseguidos, pelo trabalho de Amauri na eleição passada, já que no distrito de Jacilândia Leonardo teve 104 votos pelo trabalho do Vereador Juninho do PP. São estes alguns fatos que causam indignação e estão atrapalhando o PSDB de Itapirapuã: No município o PSDB virou moeda de troca por apoio à candidatura do então candidato Leonardo Vilela, oportunamente presidente regional.

Vale registrar que o PSDB, no comando de Nilson Almir, trabalhou fortemente pela eleição do governador Marconi Perillo e do presidente José Serra, iclusive contribuindo pela vitória, dos dois, nos dois turnos da eleição no município, contra o prefeito municipal e o próprio vereador Mauro Cardoso que mesmo sendo tucano, foi desleal, infiel e trabalhou para o PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário