sábado, 13 de novembro de 2010

Itapirapuã, um pouco da história nos seus 52 anos!

Itapirapuã está comemorando 52 anos de emancipação política.
Em 14 de Novembro de 1958 nosso terra ganhou a condição de município e a sua autonomia político-adiministrativa, desmembrando-se do então município de Goiás.
O primeiro prefeito foi nomeado, Sr. Benedito Borba (1959/1960), teve a árdua missão de trabalhar pela implantação da sede administrativa do município, num breve mandato de 2 anos. O prefeito eleito, Faustino Delmond Sobreiro (1961/1964), conhecido e importante tropeiro da época, inicia um ciclo político que tem sinais até hoje no município, inclusive com parentes ainda fazendo parte de importantes segmentos da sociedade, a exemplo do Presidente do Sindicato Rural, Dr. José Maria Sobreiro.
G
eraldo Pereira da Silva, o Geraldinho Lourenço (1965/1968) é o segundo prefeito eleito. O prefeito Lourival Monteiro Filho (1969/1972), constrói obras importantes, a exemplo da Praça Marechal Rondon, a praça central, primeiro sinal de urbanização da cidade.
A eleição histórica e marcante na vida política do município, do prefeito Dr. Paulo César de Oliveira Cruz (1973/1976), à época muito jovem e solteiro, é assunto constante até hoje nas rodas políticas, pela disputa agressiva e a vitória por número reduzido de votos, inclusive decidida por votos do Distrito de Jacilândia. Um fato marcante também dessa eleição foi a conhecida disputa do "tostão contra o milhão", o pobre vencendo o rico. Dr. Paulo César
inseriu a cidade no universo das comunicações, com a implantação do sinal de televisão e iniciou serviços na área da saúde com a construção do primeiro posto de atendimento à saúde. Construiu também, entre outra obras importantes, a Escola Municipal Sebastiana Sardinha da Costa, cujo nome homenageia a primeira professora do município. Dr. Paulo César, já naquela época, iniciou implantação de rede pluvial e de esgoto em trecho da Av. Alfredo Nasser, obra paralizada e abandonada por adminitrações sucessoras, inclusive com retirada de canalizações colocadas.
Corivaldo Lourenço Cabral (1977/1982) foi o prefeito que construiu obras como estádio de futebol, criou o Bairro São Domingos (que ocupa cerca de 1/3 da área da cidade, antes invasão), o primeiro conjunto habitacional, Escola Estadual Nico de Barros, cujo nome homenageia Copérnico de Barros, liderança política do município de Goias que contribuiu pela emancipação de Itapirapuã. Aquisição de máquinas como patrol, pá-carregadeira e caminhões marcou também a administração do prefeito Cori, como era conhecido.
Outro prefeito que fez bastante obras, foi Dr. José Ivo da Silva (1983/1988), que além do Paço Municipal Lázaro Januário Teles (foto), pavimentou todas as ruas centrais da cidade, com asfalto ou calçamento com blocos de cimento. Dr. José Ivo foi o único a eleger o seu sucessor, quebrando pela primeira vez a alternância no resultado das eleições.
O prefeito, Paulo Roberto Pacheco Saad (1989/1992) fez asfaltamento de algumas ruas e importante obra na área de saneamento, a canalização do Córrego Palmital que corta a região central da cidade.
José Ivo da Silva (1993/1996) volta para
um segundo mandato, constrói mais asfalto, inclusive todo o bairro popular, mas termina o mandato de forma melancólica, tendo inclusive, de forma inédita, os recursos muicipais bloqueados pela justiça para pagar salários atrasados. Nesta gestão nasceu o Rally de Bóia de Itapirapuã e foi criado o Sindicato dos Servidores Municipais, outro marco importante na história da luta pelos direitos e liberdade no município. Também foi implantada a 1ª rádio, a Rádio Itapirapuã fm, hoje Rádio Itapuã fm 87,9, de propriedade da Associação Comunitária de Itapirapuã. Também marcou este período a grande efervescência cultural e artística vivida com a CASARTI, Associação Casa do Artísta Itapirapuense.
Quem conseguiu também retornar ao poder para um segundo mandato, foi Paulo Roberto Pacheco Saad
(1997/2000), numa administração sem maiores destaques, mas com a construção do Conjunto Habitacional Edla Pacheco Saad, denominação que homenageia a escritora conhecida e mãe do prefeito.
Zacarias Ribeiro de Oliveira (2001/2004 e 2005/2008) consegue ser o primeiro prefeito reeleito para mandatos consecutivo, após o advento da reeleição.
Entre as marcas mais importantes, o salário dos servidores pagos sempre em dia, bem como os demais compromissos da administração. Realizou obras de asfaltamento de ruas e avenidas e construção de praças, galeria pluvial na Av. Alfredo Nasser, casas populares, centro comunitário e adquiriu maquinários. Terminou a construção e equipou totalmente o hospital Municipal, inclusive constituindo equipe de servidores, enfermagem, laboratorial e médica de acordo com exigências do Ministério da Saúde. Outra importante obra de Zacarias, foi o início de uma ação, inédita no município, que provocou a geração de empregos através do incentivo para implantação de facções da Empresa Hering. Foram implantadas as três primeiras confecções que geraram cerca de 60 empregos diretos e ainda encaminhado o processo de mais 10 facções implantadas posteriormente.
Atualmente Itapirapuã é administrada por Erivaldo Alexandre da Silva (2009/2012).
A história politico-administrativa de Itapirapuã, após a emancipação política, em linhas gerais e superficiais, é esta que procurei mostrar. Sabemos do importante período que antecede a este, onde fatos históricos e relevantes merecem ser mencionados como, por exemplo, a passagem do famoso desbravador do sertão brasileiro e indianista, Marechal Rondon, quando construiu a estação de correios e telégrafos em Itapirapuã, ainda no século XIX, cuja antiga casa dos correios existe até hoje, mesmo carecendo de restauração por estar prestes a desabar.
Alguns vultos importantes da história e atualidade tem raízes em Itapirapuã, a exemplo do artísta plástico Carlos Dacruz (primo do ex-prefeito Dr. Paulo César) (pintura na foto), o médiun Salvino Mariano Costa, o cantor Lindomar Castilho (primo do ex-prefeito Corivaldo), o ex-jogador Júlio César, o Imperador da Gávea, do Flamengo(foto), o locutor de rodeio Flávio Santos, entre outros.
O município tem forte aptdão para atividades agropastoris, com destaque para os leilões de Nelore anuais da Agropecuária 3 Marias que desenvolve pesquisas e criação da raça nelore com altos padrões de genética. O cooperativismo tem forte representatividade com a COMAI-Cooperativa Mista Agropecuária de Itapirapuã, com fábrica de ração e latícinios. Outra prova de força no segmento agropecuário e realização anual da exposição agropecuária pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itapirapuã. O município conta ainda com vários assentamentos de trabalhadores rurais onde a agricultura familiar vem sendo difundida de forma intensa.
A cidade conta, além da Rádio Itapuã 87,9 fm, também com a Rádio Rio Bonito 88,5 fm, agência do Banco do Brasil e posto do Bradesco nos Correios. Forte comércio também pode ser observado em Itapirapuã, já que se compra de tudo. E o segmento de confecção tem sido ampliado bastante, já que cerca de 20 facões da hering funcionam a pleno vapor gerando emprego e renda.
Os índices de violência em Itapirapuã são baixos, e a cidade oferece opções de lazer interessantes, valendo citar eventos como o Rally de Boia, anualmente sempre no feriado de Corpus Cristi, a Subida Ecológica, anualmente no feriado da semana santa, a festa Halloween, anualmente em outubro, a festa de São Sebastião, no mês de maio, a festa do padroeiro São Domingos, no mês de agosto, a exposição agropecuária, no mês de julho. Outra atração interessante é a feira do pequeno produtor realizada toda sexta-feira na praça central, com farta variedade de comídas típicas e produtos hortifrutigrajeiros.
Itapirapuã é banhado pelos Rios: Vermelho, Itapirapuã, Bucaina, com diversas opções de camping, pesca e banho. O Rio Itapirapuã dentro da cidade, oferece linda praia e barracas que oferecem bebidas geladas e local aconchegante para contato direto com a natureza. No local, a barraca do Geneci é conhecida pelo saboroso peixe assado na hora e servido, com acompanhamento, no almoço, jantar, ou como tira gosto acompanhando a cerveja gelada que também é oferecida.
Pela sua história e pela sua atualidade, pelo seu povo e pela sua terra, parabéns Itapirapuã! São 52 anos sendo construída pela luta de um povo persistente e abençoado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário