sábado, 5 de dezembro de 2009

Lançado o Livro "Abrindo Caminhos"

O Colégio Estadual Ilídia Maria Perillo Caiado de Itapirapuã, inaugurado em abril de 1973 faz história agora com o lançamento do livro "Abrindo Caminhos", dia 28 de Novembro de 2009, em evento festivo e prestigiado por diversas autoridades, inclusive pela ex-professora da instituição na década de 70, profª Euza Alves Rodrigues, a autora da obra, que nada mais é que uma coletânea de prosas e versos escritos por alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade itapirapuense.
A obra histórica, através dos mais diversos autores, seja em prosas ou versos, chama a atenção para a preservação ambiental, em especial do rio Itapirapuã e seus afluentes, e faz certo resgate da história da região e do município, abordando de forma poética, saudosa e realística, fatos que marcam a criação e desenvolvimento da cidade.
"Abrindo Caminhos" trás o poema "O Roceiro", de Josias Pereira Bahia, ex-farmacêutico, uma peróla retratando de forma autêntica e impecável a lida caipira, e também mostra nos versos "A Nossa Itapirapuã", de Jacinto Batista Ramos, relatos curiosos inclusive citando vultos reais da história. O advogado, Dr. José Arnaldo Barbosa, ex-aluno do colégio, chama a atenção na sua prosa, para o combate ao garimpo na região em 'Carta do Rio Vermelho" e nos convida a um passeio às memórias da cidade, em "Itapirapuã", fazendo destaque das riquezas naturais, desbafo político- administrativo e até homenagem ao grande pintor Carlos da Cruz, de renome nacional. Da mesma geração de Dr. José arnaldo, outro advogado, Dr. José Maria Sobreiro, hoje também presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, não ficou de fora e tascou seus versos, ainda de 1981, no livro, destaque para "Selva Virgem".
Mas os alunos deram aula neste livro e ensinam amor, preservação ambiental, história, amizade e, ainda prestam, em versos, homenagem às mães e à cidade, entre outros. Valdivino Ferreira Santana adverte, em "Rio Itapira", pelo caro preço a pagar pela devastação da natureza.
Uma obra gostosa de se ler, onde se percebe grande interação do corpo administrativo do Colégio e da comunidade. Parabéns aos autores e incentivadores que, "Abrindo Caminhos", mostram a posibilidade e certeza da vinda de novas obras que valorizam a cultura itapirapuense.

Abrindo Caminhos: Prosa e Verso. Euza Alves Rodrigues
Goiânia: Publik, 2009, 196 p: il. 1-Literatura Brasileira. 2-Prosa e Verso. 3-Título. Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário